sexta-feira, 10 de junho de 2016

Analisando os blogs antigos

Grupo 1: ArquiZero
1. Recursos de apresentação
A aba “Trabalho Final” no blog do grupo é apresentada de maneira simples, bicolor e com características extrínsecas padronizadas e tradicionais. O trabalho tem as mesmas configurações espaciais de um trabalho de colégio, feito em folhas pautadas, o que talvez facilite a leitura e familiarize o leitor ao documento facilmente.
2. Conteúdo  
De todos os blogs analisados, este é o mais didático. O conteúdo engloba tópicos principais da disciplina explicados por texto e por vídeo, o último sendo uma simulação da oficina apresentada no ICC.
3. Metodologia
Fluida e simples, o grupo conseguiu usar um documento apenas, a carta precatória citatória, para explicar o processo de divisão de terras da fazenda Sobradinho, bem como preceitos arquivísticos básicos, como noções de autenticidade, análises diplomática e tipológica.

1. Recursos de apresentação
O grupo fez uso de folders para apresentar o conteúdo da oficina, bem como imprimiu documentos em branco que representassem os registros feitos ao longa da faculdade: carteirinha, comprovante de matrícula, Forpen, histórico escolar, declaração de aluno regular e diploma.  
2. Conteúdo
Como o público está familiarizado com o fundo documental apresentado, a assimilação dos conceitos de Arquivologia deve ter sido mais fácil e interessante, uma vez que todos os indivíduos que vivem nessa sociedade devem ser produtores documentais em certo ponto da vida. O tema é interessante e parece ter sido abordado de maneira didática e interessante, fazendo com que o expectador saísse da oficina com maiores conhecimentos acerca do que é um documento e para quê ele serve.
3. Metodologia
O blog não deixa claro se houve uma cronologia documental predeterminada ao apresentar na oficina, mas o trâmite do mesmo, bem como sua relevância, seria bem explicado se houvesse. Entretanto, há um mapeamento de processos sobre o pedido de declarações à Secretaria e o processo de expedição do Diploma.

1. Recursos de apresentação
O grupo faz uso do Prezi para simular a apresentação da oficina. Assim como “A Era Medieval Autenticada”, o grupo não possuía tema totalmente definido quando fez a apresentação. O mesmo selecionou documentos do fundo imagético do Arquivo Central sobre a UnB na época da Ditadura Militar e criou um folder explicativo para a apresentação da oficina, bem como máscaras de Honestino Guimarães para que fossem tiradas fotos para registrar a passagem do púbico na oficina.
2. Conteúdo
No Prezi, o conteúdo parece ser algo secundário, focando apenas a metodologia e a estrutura da apresentação da oficina. O tema da mesma é baseado no acervo fotográfico temático, que se contrasta com o ambiente atual da Universidade por representações contextuais, nem sempre presentes no registro fotográfico.
3. Metodologia
a

O grupo explica o processo de simplificação dos conceitos aprendidos ao longo do semestre para expectadores interessados, que poderiam ser leigos sobre o assunto tratado. Assim, a apresentação contou com um folder e um vídeo exposto na hora da explicação para servirem de apoio informacional e fazer com que a explicação não ficasse tão monótona.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar

 

A Era Medieval © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates